Resolvi reformar um velho atabaque que uso para praticar em casa. Os aros haviam soltado e alguns pedaços de madeira quebraram.
Esqueci de tirar uma foto dele totalmente desmontado, mas consegui tirar algumas para mostrar o estado que estava o coitado.
1ª Etapa
Atabaque montado. Neste ponto eu havia montado ele novamente e encaixado os aros, porém devido às madeiras quebradas e os vãos entre as madeiras, o som não se propagava.
Notem as rachaduras e abaixo da tarraxa faltando um pedaço da madeira.
2ª Etapa
Todos os vãos externos preenchidos com massa para evitar que o som vaze pelas laterais.
Preenchendo também os vãos internos e reforçando nos buracos.
3ª Etapa
Lixei todo o atabaque com uma lixa mais grossa para retirar o excesso de massa e dando acabamento com uma lixa mais fina.
Assim pude retirar todo o verniz antigo e acertar um pouco as diferenças entre uma ripa e outra.
4ª Etapa
Utilizei tinta acrílica para pintar o atabaque inteiro, inclusive os aros. Como este atabaque é apenas para treino não me preocupei em dar um acabamento perfeito. No metal deveria ter passado um anticorrosivo, pois a tinta acrílica não fixa tão bem quanto na madeira.
E finalmente o resultado final
Agora vou fazer um novo suporte, em breve posto o resultado.
Caramba ficou lindo!
ResponderExcluirMuito massa parabéns =)
Obrigado.
Excluirnossa ficou linda, parabéns pelo trabalho de restauração que Xango te proteja hoje e sempre
ResponderExcluirabraço
Adriano
Meu irmão que Axé hein, imagino que estava ao seu lado lhe encaminhando o dom dessa reforma e como ficou lindo. Márcio Amorim - União Espirita Caboclo Pena Verde e Pai Tomé, Mogi das Cruzes - SP
ResponderExcluirMuito obrigado Márcio.
ExcluirFoi a primeira vez que fiz um trabalho deste tipo. É gratificante ver o resultado e o reconhecimento das pessoas.
Axé.